A Luta de Nzinga

A Luta de Nzinga apresenta a história de Maria da Luz Fonseca, uma mulher negra, natural da Ilha de Príncipe, que veio ao Brasil para estudar na UNILAB, na cidade de Redenção-CE. A partir de registros do seu cotidiano, o filme evidencia as transformações que Fonseca vivenciou ao longo dos anos desde sua chegada, tendo em vista os aspectos culturais e sociais de sua ancestralidade africana e da realidade da cidade interiorana que a recebeu, cujas problemáticas dizem respeito ao racismo, preconceito e machismo. O documentário faz uma narrativa de conexões entre sua trajetória e a da rainha angolana Nzinga, cuja história evoca a memória ancestral de luta que hoje se reflete na vida de tantas mulheres negras, como a de Fonseca e de sua mãe.

O documentário é realizado pela produtora Nigéria Filmes em parceria com 202B Filmes e traz uma narrativa de conexões entre a trajetória de resistência da protagonista e da rainha angolana Nzinga Mbandi, apresentada entre Redenção (Ceará) e a Ilha de Príncipe (São Tomé e Príncipe).

Disponível em breve.

Documentário | Longa Metragem
Ano: 2022
Duração: 1h15min.
Realização: 202B Filmes e Nigéria Filmes.

Este projeto é apoiado pela Secretaria Estadual da Cultura, através do Fundo Estadual da Cultura, com recursos provenientes da Lei Federal Nº 14.017, de 29 de junho de 2020.