“Alternativa Não-Conformista” é uma plataforma cultural criada com fins de apoio a artistas jovens e independentes nas áreas de cinema e artes audiovisuais na Bulgária, paulatinamente incluindo a divulgação e intercâmbio com a produção jovem de outros países como a Romênia, Albânia, Israel e Brasil.
Organizadores:
Irina Kitova – escritora, roteirista, diretora de cinema; professora de “Direção Cinematográfica” na Universidade “Neofit Rilski”, em Blagoevgrad – cidade localizada no sudoeste da Bulgária; PhD em estudos de arte cinematográfica e televisão; fundadora, manager e principal curadora da “Alternativa Não-Conformista”.
Hristo Simeonov – roteirista e diretor de cinema; organizador e curador da “Alternativa não-conformista”.
Simeon Kirov – operador; organizador e coordenador da “Alternativa não-conformista”.
Ruslan Grudev – diretor de montagem, produtor; design e supervisão da “Alternativa não-conformista”.
Yancho Mihailov – diretor, produtor; organizador e curador; mídia e comunicações da “Alternativa não-conformista”.
Martina Dimitrova – comunicação e relações públicas, curadora da “Alternativa não-conformista”.
Iva Veleva – artista; design de logotipo e materiais de publicidade da “Alternativa não-conformista”.
Curadores da “Alternativa Não-Conformista”:
Prof. Pravda Kirova – dramaturga e roteirista.
Yulian Spasov – fundador da plataforma de curtas “Kinematograf BG”.
Lyubo Ionchev – diretor e produtor.
Velislava Gospodinova – diretora,designer de animação.
Principais parceiros: Centro Cultural G8 – está localizado em casa tombada pelo patrimônio cultural, no centro da cidade de Sofia, à rua “Gladstone” 8 – de onde obviamente vem seu nome.
O centro é um novo desafio para o público búlgaro, iniciada pelos criadores de “FX Cinema” e “Euro Cinema”, que estão há muito tempo na área de exibição de cinema e são bem conhecidos na vida cultural e social do país, com diversas programações focadas na filmografia búlgara e no cinema de arte europeu, além do cinema internacional independente, documentários, mudos e filmes alternativos com diversos focos de interesse.
A missão do Centro é promover a cultura cinematográfica através da seleção e mostra da produção de cinema, organizados em programações regulares, festivais, programas, projetos e treinamento, que atenda às necessidades dos cinéfilos e público específico.
O Cultural Center “G8” está equipado com três sala de cinema para apresentações, sala para treinamentos e café, além de cine-jardim para projeções ao ar livre. No espaço está criado também um pequeno museu de cinema – com equipamentos, cartazes e outros itens relacionados à exibição de filmes.
Nosso objetivo é ser um centro de visitantes não apenas para filmes que valem a pena, mas também um centro para outros eventos especiais, reuniões, discussões e um espaço agradável de convivência.
Diretora do Centro Cultural G-8: Ina Darova.
Instituto Cultural Zenon, entidade cultural com sede em Fortaleza e núcleo internacional na Bulgária. O selo específico “Panoramas Internacionais de Cultura” é a linha de atuação iniciada em 2016 entre a Bulgária e o Ceará.