Eduardo Cunha Souza

eduardo-cunha900

Eduardo é graduado em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Fortaleza. Desenvolve pesquisas relacionadas à fotografia e ao audiovisual através do coletivo 202B desde 2013, tendo como principais temas identidade e memória do povo brasileiro.

Em 2014 dirigiu o documentário Negro Lá, Negro Cá que aborda o racismo através da visão de imigrantes africanos em Fortaleza. O curta foi selecionado em 12 festivais de cinema por 9 estados brasileiros, no festival de Viana do Castelo em Portugal e integra o acervo da plataforma AFROFLIX.

Em 2015 dirigiu o documentário Becco do Cotovelo que retrata um espaço tradicional da cidade de Sobral – CE. Selecionado em 7 festivais o curta ganhou três prêmios: Melhor Filme Independente pela 14º Mostra de Audiovisual Universitário America Latina UFMT, Prêmio “Primeiro Olhar” e “Primeiro Olhar/Cineclubes” no XVI Encontros de Cinema de Viana do Castelo – Portugal.

Ainda no ano de 2015 Eduardo iniciou uma pesquisa fotográfica chamada Gentilândia, um estudo iconográfico sobre o Palhaço de rua. O projeto foi selecionado no Festival de Circo do Ceará em 2016.

Em 2016 produziu o curta Botes Bastardos, dirigido por Pedro Cela do coletivo 202B. O filme, que teve sua estreia no Cineteatro São Luiz em Fortaleza, foi selecionado em 3 festivais de cinema e recebeu prêmio de Melhor Documentário na 15ª Mostra de Audiovisual Universitário América Latina – UFMT.

Fez som direto no documentário Devoração (2016) feito em parceria da Cia Da Arte Andanças / Nigéria / 202B / FUNARTE.

Em 2017 editou o curta documentário “Kanindé”, para o Canal Futura, dirigido por Alana Oliveira. O curta conta a história de sucesso na educação diferenciada da Escola Indígena Manuel Francisco dos Santos.

Clipping:
Diário Plus – Novos Documentaristas Cearenses – ver
Ao Norte – ver
Portal G1 – Ceará – ver
Portal Tribuna do Ceará – ver
Portal Vermelho – Ceará – ver
Portal Rádio Verdes Mares – Ceará – ver
TV Assembleia, Programa Identidade Cultural – Ceará – ver
Tv Diário, entrevista + exibição no Programa Diário de Cinema – Ceará – ver